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Conheça também um pouco da história da UBER
- A História do Uber • Origem: Estados Unidos • Fundação: 2009 • Fundador: Travis Kalanick e Garett Camp • Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos • Proprietário da marca: Uber Technologies, Inc. • Capital aberto: Não • Chairman: Garett Camp • CEO: Travis Kalanick • Faturamento: Não divulgado • Lucro: Não divulgado • Presença global: 58 países • Presença no Brasil: Sim • Funcionários: 1.000 • Segmento: Tecnologia • Principais produtos: Aplicativo de carona remunerada • Concorrentes diretos: Lyft, Sidecar, Haxi, Zaznu, 99Taxis e Easy Taxi • Slogan: Everyone’s Private Driver. • Website: www.uber.com/pt/
- A História do Uber 2008 - Travis Kalanick e Garrett Camp maginaram um serviço com o qual era possível chamar um carro com motorista particular com apenas um toque na tela do celular. 2009 - A dupla fundou a empresa, inicialmente chamada de UberCab. 2010 - Confusão com a secretaria de transportes de San Francisco que implicou com o nome da empresa e com o serviço colocou a empresa nos holofotes. 2011 - No início de 2011, arrecadou mais de US$ 11.5 milhões de financiamento. Com isso, a empresa expandiu seu serviço para a cidade de Nova York.
- A História do Uber 2011 - Pouco depois, o servi ç o foi introduzido em grandes cidades americanas como Seattle, Chicago, Boston e na capital Washington. Paris foi a primeira cidade fora os Estados Unidos a receber o serviço. 2012 - UberX, opção que permitia a qualquer proprietário de veículo virar motorista. Iniciou testes para incluir a requisição de táxis convencionais através do aplicativo na cidade de Chicago. Além disso, passou a oferecer táxi aéreo por helicóptero entre as cidades de Nova York e Hamptons, serviço que foi batizado de UberChopper
- A História do Uber 2014 - Começou a oferecer seus serviços no Brasi e logo depois em S ã o Paulo o UberX, op ç ã o que permitia a qualquer proprietário de veículo virar motorista. 2015 - Ainda neste ano a empresa iniciou testes para disponibilizar novos serviços, como por exemplo, a entrega de comida, batizada de UberFresh, na cidade californiana de Santa Monica; UberPool, vers ã o do seu servi ç o que permite a passageiros dividir uma corrida para destinos pr óximos; e UberRush, um serviço de entrega rápida de pacotes, encomendas e documentos por toda Manhattan.7. 7 Serviços e Principais Produtos Rede orquestrada conectando passageiros e motoristas • Gerencia rede de motoristas e passageiros através de aplicativo móvel • Provê opções e variedades no serviço de transporte
- 8. 8 Serviços e Principais Produtos • Cidades no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e em Maceió. • Exigencias para ser um motorista: carteira: com autorização para exercer atividade remunerada; seguro: que cubra passageiro e motorista; antecedentes criminais: checagem; • UberBLACK Considerado o transporte padrão do Uber; Modelos: sedãs médios, como o Toyota Corolla, Hyundai Azera; Ano: no máximo, três anos de uso, banco de couro e sempre na cor preta. • UberX Tarifa 30% menor que o UberBlack; Modelos: carros mais populares, compactos(Honda Fit e Voyage), de qualquer cor; Ano: ade modelo a partir de 2008.
- Serviços e Principais Produtos UberX: -Tarifa base: R$ 3,00 -Preço por minuto: R$ 0,35 -Preço por quilômetro: R$ 1,43 UberBlack: -Tarifa base: R$ 5,00 -Preço por minuto: R$ 0,40 -Preço por quilômetro: R$ 2,42 Táxi comum, bandeira 1: -Bandeirada: R$ 4,50 -Preço por minuto (parado): R$ 0,55 -Preço por quilômetro: R$ 2,75 Táxi comum, bandeira 2: -Bandeirada: R$ 4,50 -Preço por minuto (parado): R$ 0,55 -Preço por quilômetro: R$ 3,58 Exemplo comparativo de estimativa preços: Trecho percorrido em São Paulo da Avenida Paulista para o Terminal Barra Funda • UberX: de R$ 18 a 24 • UberBlack: de R$ 28 a 33 • Táxi comum, bandeira 1: R$ 28,56 • Táxi comum, bandeira 2 e R$ 35,30
- Serviços e Principais Produtos
- Serviços e Principais Produtos
- Investimento e Tendências
- Investimento e Tendências
- Inovação e Tendência
- Modelo do Negócio • Exploração da economia compartilhativa: – Trata-se basicamente do que o nome já diz: compartilhamento. A ideia tem como base a troca de favores, serviços e gentileza, um lugar comum no qual todos podem sair ganhando de alguma forma. • Exemplos: – Um dos exemplos pode ser o seu apartamento, casa de campo, casa de praia, que ficará fechado enquanto você viaja de férias ou a trabalho ou ainda aquele quarto vago em sua casa que você usa como depósito de coisas inúteis. Já parou para pensar que eles podem abrigar alguém que gostaria muito mais de estar ali em vez de se hospedar em um hotel? Seja por questões financeiras, seja por questões culturais. – Pequenos serviços como tomar conta de cachorros e crianças, servir refeições, emprestar a máquina de lavar roupas, rachar a internet, dividir o táxi.
- Modelo do Negócio Facilitador: smartphone = controle remoto: capaz de chamar um motorista, uma faxineira, um faz-tudo. Desde seu lançamento, inúmeras companhias adotaram esse modelo de negócio, uma tendência batizada de “Uberification”. “Uberification”: Tudo começou com as App Stores e a necessidade de definir um método de pagamento. Então, a tecnologia móvel foi desenvolvendo não só no nível de tecnologia, mas também na sua utilização, o que é muito mais importante, e isso levou ao uso maciço de smartphones e conexões. Uma vez que a estrutura foi desenvolvida e inspirado no modelo do Uber mercado móvel, vários empresários começaram a falar de "Uber para X", onde X é o que se pode obter através do telefone móvel (primeiro celular) e imediatamente a demanda de que não é de um serviço digital, mas um produto físico ou serviço. Em conclusão, podemos dizer que o telefone móvel, sua expansão e seu contexto têm alimentado a economia na demanda, em tempo real e de forma colaborativa: o "Uberification" da economia. O Uber foi um dos pioneiros no conceito de E-hailing. E-hailing é o ato de se requisitar um táxi, limusine ou qualquer outra forma de transporte através de um dispositivo eletrônico, geralmente um celular ou smartphone. Ele substitui métodos tradicionais para se chamar táxis, como ligações telefônicas ou simplesmente esperar ou ir à busca de um táxi na rua. O E-hailing oferece várias vantagens em relação às maneiras tradicionais de pedir por táxis: Facilidade no pagamento, Rapidez, e Custo.
- Modelo do Negócio do Uber • Seu diferencial no mercado: • Transformando a maneira como as pessoas se movimentam. Ao conectar, de forma simples, motoristas parceiros e usuários através de um app, ajudamos a deixar cidades mais acessíveis, oferecendo mais opções para usuários e mais oportunidades de negócios para motoristas parceiros. • Pagamento conveniente e automático via cartão de crédito: • Você não precisa de dinheiro quando viaja com a Uber. Ao chegar ao seu destino, sua tarifa é debitada automaticamente do cartão de crédito informado. Não é necessário dar gorjeta. Também lhe enviaremos um recibo por e-mail. • Divida sua tarifa Simplifique sua vida e suas frações. Convide seus amigos para dividir a tarifa. Se seus amigos concordarem, será feita uma cobrança igual no cartão de credito de cada um. Chega de "me pague depois" ou "fico te devendo".
- Modelo do Negócio do Uber • Como o Uber faz para levar o seu produto até o seu consumidor: • Quando você solicitar uma viagem, encontraremos um motorista e permitiremos que você rastreie sua localização no mapa. Sinta-se à vontade para guardar seu telefone. Quando seu motorista chegar, enviaremos uma mensagem. O nome do seu motorista e informações do carro serão exibidas no aplicativo. Se necessário, você poderá enviar uma mensagem ou telefonar para ele. • Indicação clara dos preços: Veja as tarifas para a sua cidade no aplicativo. Você também pode inserir os locais de origem e destino para receber uma estimativa da tarifa de sua viagem. • Comentários são importantes: Os motoristas não só atendem aos padrões Uber, mas também aos seus. Após sua viagem, você pode avaliar sua experiência e deixar um comentário sobre o seu motorista Como o Uber interage com os seus consumidores: • A Uber usa o GPS de seu telefone para descobrir sua localização e conectar você ao motorista disponível mais próximo. Embarque em qualquer lugar, mesmo sem saber o endereço exato.
- Modelo do Negócio do Uber • Como o Uber se demonstra uma viabilidade financeira de uma empresa: Levantou US$ 5.9 bilhões de investidores de risco e é avaliada em aproximadamente US$ 50 bilhões. Diariamente, mais de 1 milhão de passageiros utilizam o serviço. Apesar de inúmeras controvérsias, o Uber faz enorme sucesso em vários países ao redor do mundo. Por exemplo, na cidade de San Francisco, onde o aplicativo começou, o número de corridas despencou em 64% nos táxis tradicionais ao longo de dois anos. Um claro efeito Uber. Mesmo em países onde encontra problemas legais, como por exemplo, na Espanha, onde uma liminar bloqueou a operação da startup, a empresa utilizou a criatividade para continuar operando ao lançar o UberEATS, um delivery de comida. E tanto sucesso atraiu investidores do peso de Shawn Fanning (ex-Napster), Jeff Bezos (fundador da Amazon) e Google Ventures, braço de investimentos da gigante de internet.
- 20. 20 Modelos de Negócio Parecidos: Contratações em geral, via apps. • Handybook: Como Uber, Handybook é um mercado que lida com pagamentos e agendamento no setor de serviços domésticos. A marca está crescendo rapidamente. Handybook, que já levantou US $ 12 milhões em duas rodadas lideradas pela General catalisadoras Partners e Highland Capital Partners, não irá fornecer números de linha de base, mas diz que as vendas cresceram 60% a cada mês, durante três meses seguidos. Em janeiro Handybook comprou negócio da limpeza da costa oeste, Exec, por um preço não revelado relatado para ser menos de US $ 10 milhões. (Fonte: http://www.forbes.com/sites/stevenbertoni/2014/03/26/handybook- wants-to-be-the-uber-for-your-household-chores/) • TaskRabbit: Na verdade conecta você, ao que você está precisando, de algum serviço, há alguém que topa fazer esse serviço. • Segundo o site, ele funciona em três etapas: • 1. você seleciona o que necessita (pode ser de enfrentar a fila dos Correios a buscar um remédio na farmácia, passando por um faxina em casa, montagem de móveis, pendurar quadros na parede...). • 2. De uma lista, você seleciona um "tasker", alguém que vai prestar esse serviço. 3. O serviço será feito. • O serviço contratado é pago, claro (e 20% do valor vão para o aplicativo), mas as vantagens são: ter em um mesmo lugar diferentes tipos de profissionais, poder se comunicar facilmente com eles (como no 99 táxis) e pagar só depois de o serviço ser finalizado, também pelo aplicativo. (Fonte: http://soporqueeugosto.blogspot.com.br/2014/11/voce-ja-ouviu-
- Modelo do Negócio do Uber • Principais concorrentes: Lyft, Sidecar, Haxi, Zaznu. • Lyft: Também uma empresa de carona compartilhada, é uma empresa privada, com sede em São Francisco. Opera em cerca de 65 cidades norte-americanas, incluindo San Francisco, Los Angeles e Nova York, com planos de expansão nacional e internacional. Em maio de 2015, Lyft tinha levantado mais de US $ 1 bilhão de investidores. Uber opera no mercado por mais tempo do que Lyft. No momento, Lyft opera em mais de 65 cidades, enquanto Uber lista cerca de 200 cidades (em 45 países). • Sidecar: Fundada em 2012 e sediada em São Francisco, o Sidecar é uma rede logística urbana alimentado por pessoas comuns. O Sidecar é apoiado por investidores de primeira linha, incluindo Union Square Ventures, Google Ventures e Sir Richard Branson. A empresa oferece três serviços: um aplicativo de carona que liga pessoas comuns aos motoristas cotidianos em seu veículo pessoal; Passeios compartilhados, carona; Entregas, que combina pessoas e pacotes na mesma rota para a solução de entrega mais rápido, mais acessível e inovadora no mesmo dia para os varejistas. Os passeios Sidecar estão disponíveis em dez mercados dos EUA. As entregas Sidecar operam em 11 cidades e já completou quase 100.000 entregas para centenas de varejistas em cinco meses.
- Modelo do Negócio do Uber • Principais concorrentes: Lyft, Sidecar, Haxi, Zaznu. • Haxi : é uma rede carona compartilhada que permite aos usuários compartilhar transporte. A empresa foi registrada em abril de 2014 como Haxi Ltd em Londres. O nome é uma junção de "hack" e "táxi". Os usuários registrados podem ser tanto condutores, passageiros, ou ambos. Haxi cresceu para o maior rede ridesharing na Noruega em 6 meses. Por agosto de 2014 esse número subiu para 31.000 usuários, com mais de. 2.000 motoristas registrados só em Noruega. • Zaznu: A carioca Zaznu aposta em um modelo mais social, em que os motoristas podem ser quaisquer proprietários de carros que já circulam rotineiramente pela cidade e podem disponibilizar os lugares sobrando para uma “carona” paga. Os valores são sugeridos pelo motorista através do aplicativo e o caronista pode “doar” mais se quiser. A ideia também passa pela proposta de conectar estranhos e estabelecer relações entre eles. Não há pagamento direto, tudo é feito através do aplicativo, eliminando a inconveniência de carregar dinheiro.
- Uber: Questão Legal
- Uber: Questão Legal Fora da Lei e/ou Dispurtivo? •Brasil - Taxistas: – Uber causa protesto visto que não possui uma lei especifíca e não está sujeito as regulamentações que os taxistas são obrigados a cumprir. •Brasil – Uber: – Uber criou um sistema próprio para ‘regular’ a atividade de seus motoristas. Para se cadastrar no Uber como motorista é preciso ter uma carteira com licença para exercer atividade remunerada, ter seguro que cubra o passageiro e o carro precisa ser sedã comprado a partir de 2009. É feita ainda a checagem de antecedentes criminais. Os usuários também são envolvidos nesse processo. Ao concluir o pagamento, os passageiros são convidados a fazer uma avaliação. Motoristas que são classificados com menos de quatro estrelas são barrados pela empresa.
- Sob o Ponto de Vista do Táxi
- “O aplicativo favorece o exercício ilegal da profissão, já que os motoristas cadastrados não têm qualquer licença para prestar serviço de transporte público”, explica Edmilson Americano, presidente da Associação Brasileira das Cooperativas e Associações de Táxis (Abracomtaxi). O Uber agrava a situação de cidades que não vendem mais o alvará de funcionamento de táxi. No Rio de Janeiro, por exemplo, quem quiser trabalhar legalizado, precisa herdar ou comprar a licença de outro taxista. Em alguns casos, o custo ultrapassa a casa dos R$ 100 mil. Sob o Ponto de Vista do Táxi
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