O Google surgiu a partír de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford, Califórnia, em 1996. Detalhe: o projeto se chamava Backrub
O Centro de Computação no qual Page e Brin estudaram se chamava William Gates, nome do fundador da Microsoft.
Larry Page também participou de um projeto de desenvolvimento de um carro movido a energia solar.
Para testar o primeiro protótipo do Google, os seus criadores usaram uma matriz de 10 discos rígidos com capacidade de 4 GBytes cada. Consta que o processador foi construído com peças de Lego.
A matriz da empresa fica na cidade de Mountain View, Califórnia, Estados Unidos. O conjunto de edifícios comerciais e residenciais do qual faz parte o Google se chama Googleplex.
Googleplex é dez elevado a um google.
O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa.
Segundo o jornal Financial Times, o Google é a empresa mais valiosa do mundo, avaliado em U$ 67 bilhões. As outras empresas são GE, Coca-Cola, Microsoft e China Mobile.
Desde 2001, o Google comprou cerca de 60 empresas.
O Google possui mais de 10 mil funcionários em todo o mundo.
A empresa gasta 72 milhões de dólares por ano para dar aos seus trabalhadores duas refeições diárias gratuitas.
O Google incentiva seus funcionários a utilizar 20% do seu tempo no desenvolvimento de novos projetos. Metade dos novos produtos da empresa vem desses 20% de tempo.
A interface do Google também é encontrada na língua Klingon, dos vilões da série Star Trek/Jornada nas Estrelas.
O Google detém 65% do mercado de pesquisas online. enquanto o Bing, produto da Microsoft, possui apenas 10 %.
O Google News gera 1 bilhão de visualizações de páginas por mês para publicações de notícias.
O Google tem pelo menos um milhão de servidores, o que representa 2% do total de servidores no mundo.
A idéia de criar versões alternativas do logotipo do Google (chamados de Google doodles) foi de Sergey Brin.
O Google costuma fazer pegadinhas em 1º de abril, o Dia da Mentira. Uma delas foi o lançamento, em 2000, do Google MentalPlex, que, acredite… fazia buscas com o poder da mente. Bastava olhar para um círculo para ele adivinhar o que você queria buscar.
Principais produtos do Google: Docs, Blogger, Orkut, YouTube, Translate, GMail, Picasa, Google Earth e Buzz.
O Google possui um sistema de buscas, o Mirror, que procura tudo ao contrário. Quer experimentá-lo? É só digitar Elgoog.
Preocupado com o meio ambiente, o Google lançou o Blackle, um recurso em que o lay-out escuro faz com seu monitor economize energia ao reproduzir a página.
Existe um recurso do Google chamado Googoth, com estilo inteiramente gótico. Os fãs de heavy metal e os góticos devem adorá-lo.
Essa vale só para os Estados Unidos. Para achar o endereço de alguém, basta digitar o nome da pessoa e a cidade onde ela vive. Dizem que funciona.
Se quiser encontrar trechos de filmes ou resenhas de filmes sobre um determinado assunto, faça o seguinte: escreva “movie: war.” Aparecerão resenhas de filmes sobre guerra. Observação: a busca pode ser feita em português, desde que escreve a palavra movie em ingles. Exemplo: movie: alienígenas.
Quer saber a previsão do tempo? É só digitar a palavra tempo seguida do nome da cidade.
Juntos, Google e Microsoft tomam 60% do tempo gasto pelos brasileiros na internet.
Cerca de 95% do faturamento da empresa vem dos pequenos anúncios que aparecem no canto da lista de resultados ou em outras páginas afiliadas ao Google.
Uma penúltima informação: o banco de dados do Google possui 8 bilhões de páginas indexadas. Detalhe: isso em 2004!!!
Uma última informação: são feitas 200 milhões de pesquisas diárias no Google por cerca de 65 milhões de pessoas. De cada 10 pessoas que procurar informações na internet, sete utilizam o Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário